É possível ter qualidade de vida após 60 anos? É, sim! Uma vida equilibrada (bons hábitos alimentares e rotina de exercícios) e visitas regulares ao médico podem ajudar. É comum que nessa fase da vida algumas patologias sejam mais frequentes, entre elas, as doenças cardiovasculares. Separamos cinco delas para você ficar atento.
1 – Hipertensão arterial: a famosa pressão alta pode estar associada ao consumo excessivo de sal, sedentarismo, histórico familiar e envelhecimento dos vasos, fato que aumenta a “pressão” sobre o coração e dificulta a contratilidade cardíaca.
2 – Insuficiência cardíaca: pode estar relacionada à pressão alta ou outras doenças cardíacas.
3 – Cardiopatia isquêmica: a condição pode levar ao infarto agudo do miocárdio, frequentemente relacionada ao colesterol alto, que leva a obstrução ou entupimento das coronárias que são as artérias que levam o sangue para oxigenar o músculo cardíaco.
4 – Doenças das válvulas do coração: quando as válvulas apresentam defeitos no fechamento ou na abertura (geralmente devido à calcificação) podem evoluir, respectivamente, para insuficiência ou estenose valvular.
5 – Arritmia cardíaca: é mais frequente em idosos devido à degeneração das células que produzem e conduzem os impulsos elétricos dentro do músculo cardíaco.